A Anvisa é a agência do governo brasileiro que protege a saúde da população, que, dentre outras funções, registra e autoriza novos produtos, fiscalizando sua fabricação e venda, monitora possíveis riscos após o lançamento e cria regras para manter padrões de qualidade.
No dia 13 de novembro de 2025, um novo medicamento para miastenia foi aprovado: o inebilizumabe, que é produzido pela AMGEN com o nome comercial de Uplizna.
Apesar desse medicamento ser aprovado pela ANVISA, ainda não foi liberado para tratar especificamente a miastenia gravis no Brasil. Isso significa que o remédio existe no país e pode ser usado para outras doenças como NMO (neuromielite óptica), mas para chegar até os pacientes de miastenia é preciso que a Anvisa aprove essa nova indicação.
Depois disso, o preço precisa ser definido oficialmente e o Ministério da Saúde deve decidir se o medicamento será oferecido pelo SUS. Só então os pacientes terão acesso regular, sem depender de processos judiciais ou importações especiais.
Esse já é um grande passo, esperamos que em breve os pacientes possam ter acesso a ele.
Consulte a publicação: Página 129 do Diário Oficial da União - Seção 1, número 217, de 13/11/2025 - Imprensa Nacional