A Portaria Conjunta nº 11, de 23 de maio de 2022 é a versão mais atualizada do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas - Miastenia Gravis.
Este protocolo contém o conceito geral da miastenia gravis, critérios de diagnóstico, tratamento e mecanismos de regulação, controle e avaliação, é de caráter nacional e deve ser utilizado pelas Secretarias de Saúde dos Estados, Distrito Federal e Municípios na regulação do acesso assistencial, autorização, registro e ressarcimento dos procedimentos correspondentes.
De acordo com o protocolo clínico é criado um consenso sobre a condução da terapêutica, estabelecendo critérios de diagnóstico, tanto nas emergências quanto nos consultórios, assim como a indicação de medicamentos, exames laboratoriais e de imagem mais adequados ao quadro do paciente.
Se quiser consultar o documento na íntegra, clique aqui.
Acesse aqui o relatório de recomendação nº 580 de Abril de 2021
Existem alguns medicamentos que devem ser evitados por pacientes com Miastenia, devido a risco de piorar os sintomas da doença. Em caso de dúvida, consulte seu médico neurologista, pois podem haver exceções e/ou alterações de caso para caso, já que uma boa parte dos medicamentos abaixo podem ser bem tolerados por pacientes com doença bem controlada.
O ideal é ter essa relação genérica sempre consigo. No caso de uma emergência, essa lista pode ser muito importante.
Todos os pacientes que fazem o tratamento pela rede pública do SUS - Sistema Único de Saúde - têm direito a receber os medicamentos receitados pelo médico gratuitamente, sejam de baixo ou de alto custo.
Saiba como proceder:
De modo geral, os medicamentos constantes no Protocolo Clínico de Diretrizes Farmacêuticas são oferecidos aos pacientes nos postos onde estejam sendo assistidos. O SUS – Sistema Único de Saúde – não consegue garantir todos os tratamentos que certos cidadãos necessitam.
A Prednisona é uma droga corticosteróide sintética que normalmente é tomada via oral, mas pode ser tomada também através de injeção intra-muscular e pode ser usada para um grande número de doenças diferentes.
© 2025 ABRAMI