O metotrexato foi testado como poupador de corticoide, em comparação com azatioprina.
Esse medicamento foi desenvolvido inicialmente para pacientes transplantados de órgãos ou para o tratamento de outras doenças imunológicas.
Quando uma dessas substâncias ajuda a aliviar os sintomas da MG, seu uso pode eliminar a necessidade de prednisona, ou permitir uma redução de sua dose. Entretanto, esse medicamento pode ser complicado de administrar, podendo levar meses para se tornar eficaz e a dosagem variar de pessoa para pessoa.
Indicações
O metotrexato é indicado para casos oncológicos e não oncológicos, podendo ser encontrado em comprimidos ou solução injetável. Isso quer dizer que este medicamento pode ser administrado por via oral, intravenosa, intramuscular, subcutânea e intratecal. Artrite reumatoide e psoríase grave são exemplos de indicações não oncológicas.
Reações adversas
O Metotrexato tem alto potencial de toxicidade e, por isso, os pacientes devem ser acompanhados por profissionais de saúde habilitados, para que qualquer sintoma ou efeitos tóxicos e reações adversas sejam detectados imediatamente. A maioria das reações adversas é reversível, se forem detectadas desde o início.
O Metotrexato causa efeitos adversos como feridas na boca (mucosite), problemas estomacais, náuseas, dor abdominal e problemas hepáticos. Isso ocorre porque o medicamento causa deficiência de folato, que é a forma ativa do ácido fólico no organismo. Em alguns casos, os efeitos levam o paciente a parar de tomar o metotrexato, por isso é importante fazer a reposição do ácido fólico.
Contra indicações
O Metotrexato é contraindicado para pacientes com alergia ao metotrexato ou a qualquer componente da formulação, para pacientes com psoríase ou artrite reumatoide em que for diagnosticada gravidez e em pacientes que tenham evidência clara de comprometimento do sistema imunológico, disfunção grave no fígado ou nos rins e alterações nas células sanguíneas como redução das contagens de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Podem ocorrer úlceras na boca, redução na contagem de glóbulos brancos, náuseas e mal-estar abdominal. Pode ocorrer também indisposição, fadiga excessiva, calafrios e febre, tontura e menor resistência a infecções.
Gravidez e lactação
Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término, já que pacientes grávidas não devem receber metotrexato. Informar ao médico se está amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento.
Este medicamento não deve ser utilizado durante a lactação.
Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres grávidas ou que estejam amamentando.