
No dia 4 de dezembro de 2026, a Associação Brasileira de Miastenia - Abrami, celebrou, com orgulho, seus 41 anos de trajetória no evento híbrido realizado em 6 de dezembro, num dia verdadeiramente especial, marcado por emoção, aprendizado e confraternização.
A miastenia gravis é uma doença rara em que o corpo, por engano, produz anticorpos que atrapalham a comunicação entre os nervos e os músculos. Isso causa fraqueza muscular que pode variar ao longo do dia. Existem dois tipos principais desses anticorpos: os chamados anti-AChR (mais comuns) e os anti-MuSK (menos frequentes).
O inebilizumabe é um novo medicamento que age eliminando certas células de defesa chamadas células B, que são justamente as responsáveis por produzir esses anticorpos. A ideia é que, ao reduzir essas células, os sintomas da doença também diminuam.
A Anvisa é a agência do governo brasileiro que protege a saúde da população, que, dentre outras funções, registra e autoriza novos produtos, fiscalizando sua fabricação e venda, monitora possíveis riscos após o lançamento e cria regras para manter padrões de qualidade.
No dia 13 de novembro de 2025, um novo medicamento para miastenia foi aprovado: o inebilizumabe, que é produzido pela AMGEN com o nome comercial de Uplizna.
.jpg)
A Abrami - Associação Brasileira de Miastenia, em parceria com o Instituto Encore Educação & Saúde realizou a edição híbrida da "Mentoria Multiprofissional: Atualização em Síndromes Miastênicas 2025", no dia 25 de outubro de 2025, na APM - Associação Paulista de Medicina, em São Paulo/SP.
© 2026 ABRAMI